Mais dois excelentes vídeos publicados pelo canal "Corvo Seco": "Como Meditar" e "Permaneça no Coração", ambos do Mestre R. Maharshi.
Elucidam de forma simples e sintética a arte do autoconhecimento a partir da meditação advaita conhecida como Vichara (auto-investigação).
Trechos do livro “True Happiness”, editado por Arthur Osborne.
Bhagavan Sri Râmana Mahârshi (1879 - 1950), foi um mestre de Advaita Vedanta e um famoso santo do sul da Índia, considerado um dos maiores sábios de todos os tempos. Seus ensinamentos, simples, profundos e lúcidos, estão registrados em um grande número de livros.
A essência dos seus ensinamentos é o "Vichara" (auto-inquirição), ou investigação...
Assim, por meio de questionamentos como: "Quem sou eu?", ou, "De onde surge o pensamento 'eu'?", descobre-se a "Verdade, a nossa real natureza".
Ramana nos alerta que não se trata de mero questionamento verbal, mecânico, mas de trazer sempre ao foco da atenção, por meio desse questionamento, a sensação de "eu sou", que é a única coisa real, visto que "todas as outras coisas mudam e passam, enquanto esta consciência do eu permanece".
O objetivo de “Atma Vichara”, “Self-enquiry” (auto-inquirição ou auto-investigação) é eliminar as falsas ideias sobre o Eu e o ego, levando a pessoa à realização não-dual da Realidade.
Atma-Vichara não deve ser considerada uma 'prática de meditação que ocorre em certas horas e em certas posições', mas que deve continuar durante as horas de vigília, independentemente do que se esteja fazendo.
Sri Ramana Maharshi não via conflito entre o trabalho e a auto-investigação e afirmava que, com um pouco de prática, isso poderia ser feito em quaisquer circunstâncias.
Ramana Maharshi - Como Meditar
Ramana Maharshi - Permaneça no Coração
Livro de Ramana Maharshi na Amazon:
Pérolas de Sabedoria: https://amzn.to/3og4XW4
“Qual a utilidade do conhecimento sobre tudo o mais, se você não conhece quem você é?” Ramana Maharshi.
“Até o ambiente que o rodeia não é de sua escolha; ele está lá, tal como deve ser. Você deve se erguer acima dele e não se envolver.” Ramana Maharshi.
“Procure a mente. Ao ser procurada, ela desaparece.”
Ramana Maharshi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário