Segunda sem carne – Por que aderir?
Lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem
ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul
McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra,
acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.
Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia
para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal
tentar algo que trará um enorme benefício para todos?!
A Campanha
Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos
que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre os
animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a
descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal
pelo menos uma vez por semana.
Existente em mais de 40 países,
como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo
ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais,
a campanha foi lançada no Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com o
apoio de governos, personalidades e empresas.
Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana presente
desde 2011 nas escolas municipais de São Paulo, escolas os alunos da
rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100%
livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.
A
fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana
Brasileira (SVB) fornece em suas redes receitas saborosas, dicas de
nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões
éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.
Ao diminuir o consumo de carne reduz-se, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. A pecuária é responsável pela emissão de cerca de 17% dos gases de efeito estufa no planeta. Mais da metade da produção mundial de alimentos é destinada à ração para animais de abate.
A Segunda Sem Carne no Brasil é considerada a maior do mundo
No ano de
2018 foram 67 milhões de refeições oferecidas.
E a campanha não para de crescer, só no primeiro semestre de 2019, já foram mais de 42 milhões de refeições.
Esses números expressivos são resultado do trabalho de parceria da SVB com empresas e órgãos públicos.
E a campanha não para de crescer, só no primeiro semestre de 2019, já foram mais de 42 milhões de refeições.
Esses números expressivos são resultado do trabalho de parceria da SVB com empresas e órgãos públicos.
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