sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Kabir - Não Procure Fora

 

Um dos maiores místicos da Índia, Kabīr (1440 - 1518) foi um dos grandes poetas místicos ou santos-poetas da Índia medieval. 

Filósofo, igualmente imerso em teologia e pensamento social, música e política. 

Kabir não se definia como hindu, muçulmano ou sufi. Ele desprezava credos, denominações e ascetismos, levando a filosofia oriental a um novo rumo. 

Tecelão e iletrado, o grande mestre indiano do século XV discorreu, em linguagem acessível, sobre o amor místico e a comunhão com o divino. 

Suas palavras são marcadas por ousadia retórica e sutileza conceitual. Irreverente e acusado de heresia, veio a ser considerado santo por hinduístas, muçulmanos e siques. 

Para Kabir, a vida foi reduzida a um jogo entre a alma de cada homem (atman) e Deus (paramatma); Alcançar a união de ambos seria a missão da vida terrena. Transmitidos de geração a geração, seus poemas orais condensam e harmonizam as mais sublimes aquisições do ioga e do sufismo. 


Kabir - Não Procure Fora


Citações de Kabir

“Não sou hindu, nem muçulmano, sou eu! Sou este corpo, um jogo de cinco elementos; um drama do espírito dançando com alegria e tristeza”. Kabir. 

“A fechadura do erro mantém fechada a porta: Abre-a com a chave do amor”. Kabir. 

“Este corpo no final será misturado com a lama. Por que permanecer na arrogância?”. Kabir.

"Música sem palavras significa deixar a mente para trás. E deixar a mente para trás é meditação. A meditação leva você de volta à fonte. E a fonte de tudo é o som. Kabir diz: Só são puros aqueles que purificaram completamente seus pensamentos”. - Kabir. 

 

livros de Kabir na Amazon: Kabir - Cem Poemas: https://amzn.to/3gFobRG

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário