quinta-feira, 24 de março de 2022

Ramakant Maharaj - Dissolva a Ilusão

Quem somos Nós?

Uma das questões fundamentais da existência - talvez a mais urgente e dramática - seja a questão: "quem somos nós".

Ao perguntar-se "quem sou eu", a pessoa se depara com uma pergunta básica, mas que só uma pessoa humana pode fazer... não consta que qualquer outro animal tenha uma tal autoconsciência de tal modo desenvolvida a ponto de também poder se fazer semelhante indagação.

Tal questão existencial parece estar na base da formação psíquica e moral/comportamental de qualquer indivíduo de nossa espécie. Quem "pensamos" que somos parece definir mesmo nossa maneira de ver o mundo e de agir no mundo.

Podemos sufocar a questão por algum tempo, por muito longo tempo, na verdade. Mas cedo ou tarde, ela, a questão incômoda, emergirá à luz de sua própria consciência condicionada: "quem sou eu?"

Para auxiliar na compreensão do papel da meditação neste formidável método filosófico Advaita Vedanta de autoinquirição, podemos contar com os profundos ensinamentos de Ramakant, disponíveis em vídeo (com os créditos para o excelente canal "Corvo Seco")

 

 Discípulo direto de Nisargadatta Maharaj, Ramakant Maharaj (1941 - 2018) foi um professor espiritual indiano de Advaita, Mestre Auto-Realizado e Guru pertencente ao ramo Inchegiri do Navnath Sampradaya. 

 Durante a última década em seu Ashram em Nashik, Ramakant recebeu devotos de todo o mundo para ensinar-lhes a como encontrar felicidade e paz permanentes, sem nenhuma causa material. 

Respondendo às questões fundamentais de nossa existência com surpreendente clareza, lógica e potência, Ramakant apresenta o raro e mais elevado conhecimento sobre “quem sou eu”, revelando assim, sua verdadeira identidade. 

Sobre sua vida, Sri Ramakant Maharaj diz: “Conheço meu passado e de onde vim. Sou um milagre. Tudo graças ao meu Mestre, Shri Nisargadatta Maharaj”. 

Ramakant Maharaj - Dissolva a Ilusão


Citações de Ramakant Maharaj - Trechos de gravações em satsangs. 

“Estamos aqui para nos conhecer em um sentido real, não para fazer estudo comparativo, a análise de vários mestres espirituais. Esta é uma abordagem muito ruim, e é o maior obstáculo no caminho da espiritualidade. Por favor evite tais coisas! Ao invés da vida pessoal do Mestre, e o que ele ensina, foque em você. Onde você está? Que progresso você fez em sua vida espiritual? Isto é mais importante”. Ramakant Maharaj. 

“No início, a mente não permite que você se concentre no Eu Altruísta diretamente. Então, nesse caso, você tem que ver o Mestre em forma corporal, você pode se concentrar no Mestre e algumas vibrações, algumas ondas virão para dentro. Na verdade, não há diferença entre o Mestre e você, mas apesar disso, a mente não está aceitando a realidade. Para fazer a mente aceitar esta realidade, no início, você tem que se concentrar no Mestre ou no Eu Altruísta. O Mestre, embora seja com forma, é fácil de se concentrar. Não há diferença entre Mestre e discípulo”. Ramakant Maharaj. 

“Não ignore nenhuma responsabilidade. Faça seu trabalho, cumpra seus deveres, não há restrições. Algumas pessoas perguntam - 'Devo continuar ou não em meu emprego?'. Por quê? Qual é o mal? Espiritualidade não é para que você deixe seu emprego, deixe suas responsabilidades e vá para a floresta. Cumpra a rotina de sua vida, não há nada de errado com você, isso significa que você tem ego. 'Eu sou uma pessoa diferente, eu sou um homem espiritual, eu sou Brahman' - também é ego”. Ramakant Maharaj.

“A espiritualidade não está separada de você. Ao invés de estudar a espiritualidade, tente digerir essa espiritualidade, dentro de você. No momento em que a espiritualidade é absorvida, nesse estágio não há 'eu', não há 'você', 'ele', 'ela', não há nada. Nenhum Deus está lá, nenhum Mestre está lá, nenhum discípulo, nenhum devoto, nada está lá! Portanto, eu disse a você: exceto o seu Eu Altruísta, não há Deus, nem Brahman, nem Atman, nem Paramatman. 

 Estou convidando a atenção do Ouvinte Invisível dentro de você, de que você é a Verdade Suprema. Mas não aceitamos isso por conta do impacto do corpo. Portanto, a meditação é o mais importante. No início, você deve passar pela meditação, então todos os seus conceitos serão dissolvidos. Você permanecerá despreocupado com todos os pensamentos, intocável pelo mundo inteiro. 

Curve-se àquilo por meio do qual você conhece a si mesmo. Incline-se apenas ao Eu abnegado, o Eu Altruísta. Não apenas mecanicamente, mas renda-se com todo o coração”. - Ramakant Maharaj. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário