quinta-feira, 24 de março de 2022

Ram Dass - A Prática da Autoinquirição

Como funciona a autoinquirição na prática?

Como se autoconhecer, segundo a filosofia não dualista (Advaita Vedanta)?

Raros textos/vídeos explicam ou detalham tão objetiva e claramente como iniciar a prática do método de autoconhecimento Advaita, denominado "autoinquirição" ou "Atma Vichara"...

Ram Dass consegue explicar de modo simples os primeiros passos para o autoconhecimento, segundo a filosofia Advaita Vedanta, sem nenhuma complicação ou divagação teórica desnecessária.

Vídeo realmente imperdível!!  

O vídeo contém esclarecimentos importantíssimos para todos os praticantes (iniciantes ou não) da autêntica meditação não-dualista Advaita. Vale realmente sua atenção!

Agradecimentos especiais pelo excelente trabalho do canal "Corvo Seco".

A Prática da Autoinquirição

 Trechos do documentário “Abide As The Self” e gravações em Satsang. 
 
Ātmā Vicāra (विचार), é um termo sânscrito que significa o processo de investigar quem realmente somos, a investigação sobre a Natureza do Ser. 
 
Esta técnica é a que melhor exemplifica o Jñāna Yoga, o Yoga do conhecimento sobre Si Mesmo. 
A meditação da auto-indagação é a constante atenção para a consciência interior do “eu” ou “eu sou”, recomendado por Ramana Maharshi como o maneira mais eficiente e direta de descobrir a irrealidade do pensamento “eu”. 
 
Ram Dass (Richard Alpert ; 1931 -2019), foi um professor espiritual americano, escritor e psicólogo. Desiludido com o mundo consumista, Ram Dass procurou um caminho para a salvação da consciência humana através dos ensinamentos místicos hindus. 
 
Nos anos 70 começou a dar aulas de psicologia na Universidade de Harvard, onde mergulhou no estudo de drogas psicodélicas. No final da década, ele foi para a Índia e estudou com o guru hindu Neem Karoli Baba, que daria a Richard Alpert seu novo nome, que significa "Servo de Deus". 
 
Quando retornou aos Estados Unidos, Ram Dass se tornou ele próprio guru, dando palestras sobre autoconhecimento por todo o país.


A Prática da Autoinquirição

 

citações de Ramana Maharshi e Ram Dass:

“O verdadeiro Eu não é o corpo, ou nenhum dos cinco sentidos, nem qualquer dos órgãos de ação, nem a mente, nem mesmo o estado de profunda sonolência em que não se tem consciência de tais coisas. Após chegar a cada um destes itens e dizer ’isto eu não sou’, aquilo que resta é o Eu, e isso é Consciência. A Meditação é a sua verdadeira natureza, você chama isso de meditação agora por que há pensamentos que o distraem. Quando esses pensamentos forem dissipados, você permanecerá sozinho, no estado livre de pensamentos e essa é sua verdadeira natureza. Verdadeiramente falando, meditação é fixar-se no Ser. Meditação é permanecer como seu próprio Ser sem desviar-se de maneira nenhuma de sua natureza real e sem sentir que você está meditando”. - Ramana Maharshi. 

“Esse caminho da autoinvestigação não é um caminho que estava disponível apenas durante a vida de Ramana Maharshi, pelo contrário, há um novo começo. As palavras e a presença de Maharshi permanecem vibrantemente vivas como uma abordagem direta para buscadores que desejam realizar a natureza infinita de seu Ser Real, que desejam despertar da poderosa ilusão do ego, e permanecer na perfeita paz de sua verdadeira natureza”. - Ram Dass.  

“Eu tentei muito todos os métodos que conhecia para não me apegar à comida, mas eu não conseguia fazer com isso. Então, comecei a fazer uma meditação, que foi criada por Ramana Maharshi chamada Atma-Vichara (Autoinquirição)”. Ram Dass. 

“O Maharshi geralmente ensinava em silêncio, e o buscador sincero muitas vezes experimentava uma influência silenciosa no Coração. A expressão verbal do silêncio era sempre dada livremente a todos e frequentemente combinada com humor e risos, enquanto sua presença física era esmagadora e sua majestade e beleza indescritíveis, ele permanecia completamente natural, simples e despretensioso e totalmente inalterado. Havia nele uma simplicidade e humildade espontâneas, um senso de igualdade universal e amor que derrete o coração, suas ações eram naturais e espontâneas e refletiam uma vida totalmente identificada com a única consciência, o Eu em todos os seres”. Ram Dass. 

“A manifestação única da Realidade Suprema que chamamos de Ramana Maharshi está sempre presente como o Coração de todas as coisas, seja qual for o nome que preferirmos chamá-lo, se apenas nos voltarmos genuinamente em sua direção, essa fonte de paz e felicidade iluminará nossas mentes e corações, com o conhecimento e a compreensão de quem e o que realmente somos”. Ram Dass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário