sexta-feira, 5 de março de 2021

"a importância da prática constante"... Controle a mente e o Inferno será Paraíso (Ramana Maharshi)

Interessante excerto do livro "Crumbs From His Table”, de Ramana Maharshi, publicado por

 

“Controle a mente e até mesmo o Inferno será Paraíso pra você. Todo o resto que se fala de solidão, viver na floresta, etc, é mero papo furado”.
SRI RAMANA MAHARSHI

Para atingirmos alguma possibilidade de ver a verdade e/ou atingir a iluminação, e até lá, nossa obrigação é com a prática. Quantas vezes teremos que ouvir isso?

Aqui está o grande sábio indiano Sri Ramana Maharshi (1879-1950) para nos lembrar mais uma vez. Num pequeno livro de 56 páginas lançado originalmente em 1936, intitulado “Crumbs From His Table”, Sri Ramana aparece respondendo questões de um discípulo, duas delas transcritas e traduzidas abaixo pelo Dharmalog.


A mensagem dele — de que nossa obrigação é com a nossa própria prática — não só serve à pessoa que lhe perguntou há quase um século, num pequena cidade do sul da Índia, mas também serve a nós, que não temos colinas de montanhas isoladas para nos aquietarmos. “Sua obrigação está na prática“.


 

Eis o texto abaixo (o livro completo, em inglês, está neste link.)


SOLIDÃO É UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA

 
Pergunta: Quando passei uma ou duas horas na colina, algumas vezes encontrei uma paz melhor do que aqui (no Ashram), o que me faz pensar que um lugar solitário é mais condutivo para o controle da mente.


SRI RAMANA MAHARSHI: Verdade, mas se você tivesse ficado lá por mais uma hora, você teria visto que aquele lugar também não lhe deu a calma que você fala. Controle a mente e até mesmo o Inferno será Paraíso pra você. Todo o resto que se fala de solidão, viver na floresta, etc, é mero papo furado.


Pergunta: Se a solidão e o abandono da casa não fossem necessários, onde então estava a necessidade para Sri Bhagavan vir aqui (na montanha Arunachala para meditar em solidão) quando tinha 17 anos?


SRI RAMANA MAHARSHI: Se a mesma força que pegou isso aqui (referindo-se a si mesmo) também lhe tirasse da sua casa, então de todas as maneiras, você deixe isso acontecer, mas é inútil abandonar sua casa como um esforço seu, particular... Sua obrigação está na pratica, na prática contínua de auto-investigação.”

(do livro “Crumbs from His Table“, 1936)


dharmalog

Nenhum comentário:

Postar um comentário