sexta-feira, 5 de março de 2021

Nosso pálido ponto humano

Nosso pálido ponto humano

 

Flávio Siqueira


Olhe de novo para aquele ponto. Um corpo parado adiante. Essa é minha casa, isso sou eu. Nele, todos a quem amo, todos a quem conheço, qualquer um dos que escutei falar, cada ser humano que existiu, para mim, viveu sua vida aqui.
 
O agregado da alegria e do sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e colheitador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, em mim, num grão de pó sob um raio de sol.
 
O corpo, um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração de corpos como esse.
 
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta autoimportância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxo, estendido diante do todo.
 
Somos como grãos solitários na grande e envolvente escuridão cósmica.
 
Nossos corpos são os únicos lares conhecidos, até hoje, que podem albergar o que chamamos de consciência humana.
Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde nossa espécie possa emigrar.
 
Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo, nosso insignificante corpo, onde a vida acontece para nós. 
 
( Adaptação minha para o texto "Pálido Ponto Azul", de Carl Sagan)

 

2 comentários:

  1. Isso me fascina tanto que quando no momento atual me deparo com tantas destruições ambientais e tantos conceitos destrutivos, ainda me resta a alegria de ter vida para contemplação da beleza a qual, permeia este universo. Parabéns, por nos lembrar de Carl Sagan.

    ResponderExcluir