Ciência descobre a verdadeira composição dos nuggets de frango
Por Fabrízia Ribeiro
Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos alerta para a qualidade da carne que está sendo utilizada para fazer os famosos nuggets de frango. A agência de notícias Reuters informa que pesquisadores do Mississippi descobriram o que ninguém gostaria de saber: cerca de 50% do alimento não era a carne branca – geralmente retirada do peito ou das coxas – que esperamos encontrar quando consumimos os empanados.
As análises foram feitas com nuggets de duas redes de restaurantes – que não foram identificadas – da cidade de Jackson. O primeiro teste mostrou que aproximadamente metade do nugget era carne branca e o restante era uma mistura de gordura, vasos sanguíneos e nervos. Já a segunda análise comprovou que o alimento era feito de 40% de carne branca, além de conter gordura, cartilagens e pedaços de osso.
“O que aconteceu é que algumas empresas optaram por utilizar uma combinação artificial de partes de frango (em vez da carne branca), misturá-la e fritá-la e ainda chamá-la de frango”, explica o pesquisador Dr. Richard D. deShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississippi.
A influência na alimentação
Os autores do estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Medicine, ressaltam que os consumidores precisam ficar atentos a esse tipo de produto: “Trata-se de um derivado de frango rico em calorias, sal, açúcar e gorduras que é não é uma escolha nada saudável. E pior, tem um sabor delicioso, as crianças adoram e a publicidade é voltada para elas”.
Os nuggets examinados foram considerados adequados para a ingestão moderada, mas os pesquisadores se preocupam com a quantidade consumida, já que se trata de um produto prático, barato e que atrai as crianças.
A importância das informações nutricionais
Vale notar que duas amostras representam uma porção muito pequena de todos os nuggets que são produzidos no mundo, por isso, não é possível generalizar. De qualquer maneira, os cientistas lembram que é preciso estar atento às informações nutricionais desse tipo de alimento.
Por fim, os pesquisadores ressaltam que o objetivo da pesquisa não foi expor a indústria de frango ou as redes de fast food, mas sim lembrar aos consumidores que nem tudo o que é bom faz bem para a saúde.
Fonte: Megacurioso.
https://www.portaldomeioambiente.org.br/editorias/sociedade/saude-e-meio-ambiente/7149-ciencia-descobre-a-verdadeira-composicao-dos-nuggets-de-frango
Nenhum comentário:
Postar um comentário