“Samma-sati” é a palavra original do Pali de onde veio a expressão “Atenção Plena Correta” (mindfulness,
em inglês).
Abaixo seguem 3 breves textos que ajudar a compreender melhor o que os grandes mestres dessa ciência e arte queriam dizer e ensinar.
Abaixo seguem 3 breves textos que ajudar a compreender melhor o que os grandes mestres dessa ciência e arte queriam dizer e ensinar.
Observação da tradução: o significado de “correto” talvez não dê conta de tudo que palavra “samma” significa, e inclusive pode carregar um sentido de dogma que ela não tem (como se alguém dissesse o que é correto e o que não é). Então talvez seja importante sabermos que “samma” também traz sentidos como “coerente“, “coeso“, “completo” e “integral“, exigindo do praticante que também esteja atento para a própria atenção, para que reconheça nele esses aspectos nobres e superiores.
Abaixo seguem os 3 trechos:
1
- Bhikkhus*, suponham que ao ouvirem, "Eis a moça mais bonita deste país!... A moça mais bonita deste país!"... uma grande multidão de pessoas se aglomerasse. Agora, aquela moça mais bonita do país dançaria com muita graça e cantaria de forma melodiosa. Ao ouvirem "A moça mais bonita deste país está dançando e cantando! A moça mais bonita deste país está dançando e cantando!" uma multidão ainda maior se aglomerasse.
Então, surgisse um homem que valorizasse a vida e temesse a morte, que desejasse o prazer e abominasse a dor.
E alguém lhe dissesse: "Bom homem, você tem de carregar esta tigela cheia até a borda com óleo por entre essa grande multidão e a moça mais bonita deste país. Um homem com uma espada levantada irá segui-lo bem de perto, e se por acaso você derramar uma gota que seja, nesse mesmo instante, ele cortará a sua cabeça."
O que vocês pensam? aquele homem não irá prestar atenção na tigela com óleo e irá permitir ser distraído por aquilo que está acontecendo no exterior?
- Não, venerável senhor.”
- Eu citei este símile, bhikkhus, para transmitir uma idéia. A idéia é a seguinte: A tigela cheia até a borda com óleo representa a atenção plena no corpo.
Portanto, bhikkhus, assim é como vocês deveriam praticar: ‘Nós iremos desenvolver e cultivar a atenção plena no corpo, fazer dela o nosso veículo, a nossa base, estabilizá-la, nos exercitarmos nela e aperfeiçoá-la por completo.’ Assim é como vocês deveriam praticar.”
* Bhikkhu é uma palavra chinesa que significa "monge"
~ Samyutta Nikaya XLVII.20 Sedaka Sutta (do site Acesso ao Insight)
2
“A última palavra de Gautama, o Buddha, foi Sammasati: Recorda-te.
Numa única palavra, tudo que é significativo está contido. Sammasati: Recorda qual é o teu espaço interior.
Simplesmente recorda-te.
Não há nada a alcançar. Tu já és aquilo que tens procurado em todas as tuas vidas, de diferentes modos, seguindo diferentes caminhos. Mas jamais olhaste para dentro.
Apenas por alguns segundos, senta-te de olhos fechados para te lembrares, para recordares onde estiveste, que profundidade foste capaz de alcançar; qual é o sabor do silêncio, da paz; qual é o sabor de desaparecer no Supremo… Olha para dentro.
E sempre que tiveres tempo, já conheces o caminho… continua a ir para o espaço interior, de modo que o teu medo de desaparecer seja deixado de lado e comeces a lembrar-te da linguagem esquecida… SAMMASATI”.
~ Bhagwan Shree Rajneesh, o Osho
3
“O que é sammasati?
Sati
Sati é o estado de lembrar, o estado de estar lembrando, o estado de não escurecimento, o estado de não-esquecimento. Sati é a Faculdade Espiritual, que é a Força Espiritual. Sammasati é o Fator da Iluminação, que é um Fator do Caminho e que está relacionada com o Caminho. Isso é o que se chama sammasati.”
~ dos textos de Abhidhamma, como citado pelo Ven. P. A. Payutto, traduzido do Thai (para o inglês) por Dhamma-Vijaya [Vbh.105, 286]
fonte:dharmalog.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário