Concentração e aprendizagem
Por Maurício Andrés Ribeiro*
A concentração é
a capacidade de focalizar a mente num tema ou objeto. É uma habilidade
relevante para que se aprenda algo. Concentrar-se implica em dedicar
atenção, não se distrair, dispersar ou divagar.
Para se
concentrar é necessária alguma capacidade de isolamento, de abstração, de estar
presente inteiramente no agora, sem estar preso ao passado ou preocupado com o
futuro. A tranquilidade e serenidade mental e emocional também facilitam a
concentração e a aprendizagem. O ambiente silencioso das bibliotecas propicia
boas condições ambientais para a concentração; em contraste, a pressa, a
agitação e o barulho, bem como a ansiedade e a preocupação a dificultam. O
êxito de atletas, de artistas e cientistas depende em parte de sua habilidade
de concentração. O sábio hindu Swami Vivekananda dizia que sem
concentração da mente nada pode ser aprendido.
O que fazer para
criar um ambiente propício à concentração mental e emocional, facilitador da
aprendizagem?
Atuar sobre o
ambiente familiar pode garantir um ambiente harmonioso, pois a
desagregação e a violência doméstica perturbam a possibilidade de
concentração.
A arte, a música
e atividades criativas também podem ajudar as pessoas a se concentrarem.
Pode ser
essencial reduzir os estímulos que levam à dispersão, à distração, e
proporcionar um ambiente e um clima propício para a concentração e o silêncio.
Os estímulos da televisão, diante da qual as crianças passam mais de 5 horas
diárias em média, e na atualidade, os estímulos dos telefones celulares,
computadores e tablets dispersam e
distraem a atenção, prejudicando a concentração.
A capacidade e a
habilidade de concentração podem melhorar com o relaxamento, com as técnicas e
práticas da respiração consciente e de meditação. Na Índia, a assimilação
de conhecimentos é muito melhor entre os que fazem asanas ou posturas corporais do yoga, por exemplo, que ajudam a dar
estabilidade ao sistema nervoso, à mente e ao cérebro.
Para o educador
indiano Sraddhalu Ranade*, a concentração e o poder da vontade constituem faculdades
centrais que podem conduzir à superação dos limites e dificuldades de
aprendizagem. Primeiro tais faculdades devem ser desenvolvidas, para somente depois,
coletar e analisar fatos. A essência da educação é a concentração da
mente e não a coleção de fatos. Nesta perspectiva, educar é desenvolver poder
de concentração. Desenvolver a capacidade de concentração é como condicionar o
corpo com exercícios físicos; o uso constante a fortalece e a prática de
exercícios corretos diariamente a partir de um esforço consciente e de
autodisciplina leva a excelentes resultados, alavancando a aprendizagem.
No
passado, o ritmo mais lento de vida e a menor circulação de informações
facilitavam uma assimilação profunda; atualmente, a velocidade e
intensidade da produção e circulação de informações reduzem, quando não
impossibilitam a capacidade de estar atento e concentrado por muito
tempo. Atividades ou textos longos levam à perda de atenção. A concentração e a
vontade, combinadas, permitem familiarizar-se com o assunto, bem como completar
o aprendizado ou o trabalho em menos tempo.
Além disso, é
preciso focalizar um outro aspecto essencial: a peculiaridade da inteligência
de cada um, que afeta a capacidade de apreensão e compreensão, que varia de
pessoa para pessoa. Há quem aprenda com maior facilidade e rapidez, em função
do tipo de inteligência que apresenta. As inteligências hoje se classificam em
vários tipos – intelectual, sensório-motora, musical, espacial etc. e
esse também é um fator de influi sobre a aprendizagem.
Há exames que
avaliam o desempenho de alunos adolescentes e mostram até que ponto aprenderam
conceitos e habilidades. Caso seja verdadeira a hipótese de que o desempenho
esteja relacionado a dificuldades de concentração, há um dever de casa claro
pela frente: melhorar as condições do ambiente social e físico externo, bem
como as condições do ambiente interior, subjetivo e psicológico, para propiciar
melhores condições de concentração e de aprendizagem.
[1]INTRODUCTION TO INTEGRAL EDUCATION - An Inspirational Guide, de Sraddhalu Ranade, publicado por Sri Aurobindo International Institute of Educational Research, Auroville, 2007.
* Maurício Andrés Ribeiro - autor dos livros Ecologizar; Tesouros da Índia; Ecologizando a cidade e o planeta; Meio Ambiente & Evolução Humana - www.ecologizar.com.br / ecologizar@gmail.com
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